..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

quinta-feira, 4 de abril de 2019

ECdH: indicações de leituras


Caros leitores,

Gostaria de compartilhar a seguir indicações de conteúdos que serviram de base para recentes discussões no programa Em Cima da Hora (ECdH), da Rádio da Vila.

Por meio do Observatório do Turismo | SIGESTur fomento a análise em alto nível dos assuntos mais relevantes em torno da atividade turística no litoral paulista.

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria


Por: Aristides Faria, comentarista sobre turismo.

Amazon Roosevel Fishing Lodge

Aurélio Madeira promotor de excursões de turistas estrangeiros para a "Amazônia profunda", as quais são intituladas "Cruzadas ambientais".

Uma das principais atividades são a pesca esportiva (pesque-solte) e a observação de animais silvestres e, em especial, de aves.

A origem do nome do Rio Roosevelt, onde são feitas estas viagens, remonta a expedição do ex-Presidente dos EUA Theodore Roosevelt à Amazônia entre 1913 e 1914. Anteriormente este reio chamava-se Rio da Dúvida, pois seu sua nascente e trajeto eram desconhecidos.

Produziu-se, então, o documentário “The River of Doubt”, que pode ser encontrado no Youtube em dois blocos:
·         Parte 01: https://www.youtube.com/watch?v=fKXOtJeaTEQ
·         Parte 02: https://www.youtube.com/watch?v=ToqblXc05us

Comentário sobre as cruzadas ambientais

A experiência das “cruzadas ambientais” é muito rica e ilustra a existência de um segmento da atividade turística muito menos sujeita a crises econômicas ou políticas.

Nota-se que um dos principais públicos-alvo deste serviço são os turistas estrangeiros, que significaram cerca de 34.000 visitantes ao estado do Amazonas em 2017.

Entre os turistas brasileiros que visitaram o Amazonas, 61% eram procedentes deste mesmo estado, 8,2% do Pará, 6,5% de Roraima e 5,6% de São Paulo (Fonte: Censo, 2010).

Cruzadas ambientais em Santos e região

Há esforços das prefeituras dos municípios da região, entidades do terceiro setor e dos gestores de unidades de conservação localizadas no litoral do estado no sentido de se inventariar a fauna e flora presente na região, assim como promover sua conservação por meio do turismo.

No campo da ciência, é possível citar o estudo intitulado “Levantamento preliminar da comunidade de aves do Parque Ecológico do Perequê (Cubatão, SP)”, publicado em 2009 na Revista Ceciliana (Universidade Santa Cecília).

Entre os serviços, é possível importante citar a oferta de dois pacotes de Ecoturismo ofertados em Cubatão, São Vicente e Praia Grande pela Caiçara Expedições:

Observação de Aves do Manguezal em Canoas Canadenses (R$ 100,00/pessoa até 15/12/2020)

A atividade é focada na observação de aves (birdwatching). Uma oportunidade de colecionar registros e estudos de aves no ambiente natural, aliada à atividade ecoturística da canoagem.


Observação de Avifauna de Manguezal - Em Embarcação a Motor

Roteiro de safári fotográfico onde o foco principal é a observação de aves (birdwatching) no ecossistema de manguezal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observatório do Turismo & Economia do Mar

Observatório do Turismo & Economia do Mar
Dashboard no ar!