..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

quinta-feira, 4 de abril de 2019

ECdH: Indicações de leituras

Caros leitores,
Gostaria de compartilhar a seguir indicações de conteúdos que serviram de base para recentes discussões no programa Em Cima da Hora (ECdH), da Rádio da Vila.

Por meio do Observatório do Turismo | SIGESTur fomento a análise em alto nível dos assuntos mais relevantes em torno da atividade turística no litoral paulista.

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria

Por: Aristides Faria, comentarista de turismo

O portal TripAdvisor possui um banco de dados composto por mais de 661 milhões de avaliações e opiniões sobre a maior seleção de perfis de viagem do mundo (aproximadamente 7,7 milhões de acomodações, companhias aéreas, experiências e restaurantes). Assim, configura-se em boa fonte de informações para gestores de destinos turísticos do mundo todo.

Os turistas podem obter informações para decidir onde ficar, qual voo pegar, o que fazer e onde comer. Além disso, o TripAdvisor compara preços em mais de 200 sites de reservas de hotéis. Trata-se, pois, de fonte de dados atualizados e confiáveis.

Ao pesquisar “o que fazer” em Santos, foram identificadas 2.918 avaliações acerca do Aquário Municipal (link), 2.623 sobre o Museu do Café (link), 2.991 sobre os jardins da orla da praia (link), 1.989 sobre a Linha Turística do Bonde (link), 1.187 sobre o parque Orquidário Municipal (link), 1.308 sobre a praia do Gonzaga especificamente (link), 926 sobre o Monte Serrat (link) e 617 sobre o Museu Pelé (link), publicadas entre 2014 e 2019.

Em termos de aprovação, o cenário é o seguinte:

 Tabela: atrativos turísticos de Santos mais avaliados no portal TripAdvisor, entre 2014 e 2019. Fonte: elaborado pelo autor a partir de dados disponíveis em < https://www.tripadvisor.com.br/ >.

Partindo-se da premissa de que quão mais mencionados, mais visitados estes atrativos devem ter sido torna-se possível compreender a dinâmica dos fluxos turísticos anuais recentes na cidade de Santos, bem como se estabelecer prioridades na gestão do destino como um todo.

A partir dos dados expostos fica patente que o ponto alto do turismo neste destino é a orla da praia. Ocorre que casos negativos publicados recentemente pela imprensa regional acendem alerta sobre precariedade da experiência dos usurários – turistas e moradores – desta faixa da orla do município.

1.    Vandalismo na orla da praia de Santos resulta em prejuízo de mais de R$ 6 mil
1.1.  A Tribuna On-line (03.04.19) (link)

2.    Mulher desabafa na web após ataque dentro de banheiro público em SP
2.1.  G1 Santos (13/02/2019) (link)

3.    Homem que espancou garota com cadeira alega 'legítima defesa'; vídeo
3.1.  G1 Santos (27/12/2017) (link)

Tão importante quanto a quantidade de visitantes que uma localidade recebe é a qualidade da experiência vivenciada por indivíduos, grupos e famílias. É importante que a eficiência e eficácia dos serviços públicos (saúde, segurança pública, zeladoria, etc.) sejam avaliados permanentemente e, especificamente no que tange à hospitalidade da cidade, prezem pela geração de experiências memoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observatório do Turismo & Economia do Mar

Observatório do Turismo & Economia do Mar
Dashboard no ar!